EJA

A Educação de Jovens e Adultos - EJA, envolve um público que, na maioria das vezes, já teve algum tipo de experiência mal sucedida com o sistema regular de ensino. Além disso, por viverem numa sociedade letrada, os alunos adultos já construíram hipóteses sobre a leitura, a escrita e a linguagem matemática que precisam ser estudas e valorizadas em sala de aula, para um melhor desempenho da prática educativa. Neste sentido, é necessário um preparo cada vez maior das pessoas que estão à frente dessas turmas. A EJA necessita de profissionais com formação específica, voltados para sua realidade. É imperativo que esses profissionais tenham clareza, não só dos objetivos dessa modalidade de ensino, como também dos anseios dos alunos, que já foram excluídos da escola por razões diversas, seja pela necessidade de se inserir no mercado de trabalho, pelo difícil acesso à sala de aula, seja pelo não atendimento de suas expectativas pela escola.A discussão em torno da Educação de Jovens e Adultos através do grupo de trabalho de EJA, vinculado ao Projeto Fundão, tem permitido aos seus participantes ver a aplicação dos conhecimentos teóricos produzidos, geralmente com circulação restrita ao pólo de pesquisas, a um campo concreto possibilitando reflexões sobre as práticas educativas e sobre o currículo específico de Educação de Jovens e Adultos. Tais questões podem se tornar objetos de pesquisa a serem desenvolvidas durante as reuniões semanais do grupo, o que representa um efetivo ganho para o modelo de Licenciatura que busca o permanente diálogo entre a universidade e a escola.