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Ensino de Matemática para Alunos com Deficiência Visual ou Surdos


O grupo foi criado em 2006 com o objetivo de desenvolver, prioritariamente, estudos voltados para alunos com deficiência visual. A partir de 2014, de forma contínua, passou a incluir em seu público alvo estudantes surdos. Tem por objetivos: 
  • Pesquisar como se dá o processo de aprendizagem desses alunos nas áreas da Matemática.
  • Verificar como reconhecem e conceitualizam o espaço ao seu redor.
  • Identificar os conteúdos que apresentam maior dificuldade no processo ensino aprendizagem.
  • Criar e desenvolver recursos que auxiliem o aprendizado.
  • Elaborar e  aplicar atividades que possam ser posteriormente divulgadas.

 Trabalhamos com alunos cegos e com baixa visão, do Instituto Benjamin Constant (IBC), e surdos do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Aplicamos também as atividades planejadas com alunos do ensino regular.

 Já elaboramos atividades para o ensino de simetria, visualização de figuras espaciais, funções, interpretação de gráficos e construção de tabelas para alunos com deficiência visual.   Aplicamos atividades que envolvem análise combinatória para ambos os grupos de alunos, resultando no livro Atividades de contagem com adaptações para alunos surdos e alunos com deficiência visual, publicado em 2018. Paralelamente, pesquisamos sobre diversos aspectos relacionados ao ensino e à aprendizagem desse público, tais como: uso de recursos didáticos; aspectos relacionados ao ensino por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras); processos cognitivos estudados pela psicologia e práticas pedagógicas dos tópicos de Matemática abordados. O livro Atividades Matemáticas para Deficientes Visuais, fruto de nosso trabalho, foi publicado em 2010. Incluímos nos textos de ambos os livros os recursos necessários para a realização das atividades, priorizando a utilização de materiais de baixo custo. 

Temos apresentado trabalhos em eventos nacionais e internacionais, tais como ENEM, EEMAT, Encontros do Projeto Fundão, CIAEM, SIPEM e ICME. Publicamos também artigos em revistas e no nosso site

O professor que atende aluno com necessidade educacionais especiais, em geral, busca fontes de conhecimento e inspiração que possam  dar apoio a suas aulas. Nesse sentido, acreditamos ter o dever não somente de continuar nosso trabalho, como também divulgá-lo.