Ensino de Matemática para Alunos com Deficiência Visuais ou Surdos

O grupo foi criado em 2006 com o objetivo de desenvolver, prioritariamente, estudos voltados para alunos com deficiência visual. A partir de 2014, de forma contínua, passou a incluir em seu público alvo estudantes surdos. Tem por objetivos:
  • -  Pesquisar como se dá o processo de aprendizagem desses alunos nas áreas da Matemática.
  • -  Verificar como reconhecem e conceitualizam o espaço ao seu redor.
  • -  Identificar os conteúdos que apresentam maior dificuldade no processo ensino aprendizagem.
  • -  Criar e desenvolver recursos que auxiliem o aprendizado.
  • -  Elaborar e  aplicar atividades que possam ser posteriormente divulgadas.

Trabalhamos com alunos cegos e com baixa visão, do Instituto Benjamin Constant (IBC), e surdos do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Aplicamos também as atividades planejadas com alunos do ensino regular.

Já elaboramos atividades para o ensino de simetria, visualização de figuras espaciais, funções, interpretação de gráficos e construção de tabelas para alunos com deficiência visual.  No momento atual, estamos aplicando atividades que envolvem análise combinatória para ambos os grupos de alunos, visando a produção de um livro em torno desse tema. Paralelamente, pesquisamos sobre diversos aspectos relacionados ao ensino e à aprendizagem desse público, tais como: uso de recursos didáticos; aspectos relacionados ao ensino por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras); processos cognitivos estudados pela psicologia e práticas pedagógicas dos tópicos de matemática abordados.

O livro Atividades Matemáticas para Deficientes Visuais, fruto de nosso trabalho, foi publicado em 2010. Incluímos no texto os recursos necessários para a realização de cada uma das atividades, priorizando a utilização de materiais de baixo custo.

Temos apresentado trabalhos em eventos nacionais e internacionais, tais como ENEM, EEMAT, Encontros do Projeto Fundão, CIAEM, SIPEM e ICME. Publicamos também artigos em revistas e no nosso blog.

O professor que atende aluno com necessidade educacionais especiais, em geral, busca fontes de conhecimento e inspiração que possam  dar apoio a suas aulas. Nesse sentido, acreditamos ter o dever não somente de continuar nosso trabalho, como também divulgá-lo.