PESQUISA SOBRE TÓPICOS ESSENCIAIS DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Matemática no Ensino Fundamental

Caro (a) colega,

A ineficiência do ensino de matemática nas escolas brasileiras é sempre mencionada e alardeada pela imprensa, principalmente após a divulgação dos resultados de avaliações de larga escala. O estigma de que a Matemática é a matéria mais difícil e mais rejeitada pelos alunos, também, aparece nos meios de comunicação na forma de piadas, sátiras e comentários. Será que o tamanho da lista de conteúdos, a ser trabalhada em um ano letivo, pode ser um dos motivos responsáveis pelo baixo rendimento dos alunos em Matemática e de sua imagem junto aos mesmos? Na maioria das vezes, o professor não é consultado no processo de elaboração dessas listas e se preocupa com “ensinar” todos os tópicos que aparecem nelas. Acaba então não dedicando o tempo necessário para que o ensino dos conteúdos essenciais os torne realmente significativos e atrativos para o aluno. Refletindo sobre essa questão, gostaríamos de saber a opinião de professores sobre conteúdos que devem ou não ser trabalhados no ensino fundamental, pensando na formação matemática de qualquer aluno (aquele que fará apenas o ensino fundamental ou aquele que prosseguirá seus estudos na universidade).