JoomlaTemplates.me by Discount Bluehost

34º Encontro do Projeto Fundão

 

 

 

Mesas Redondas

MR1 – Matemática nos Anos Iniciais

Elizabeth Ogliari (Projeto Fundão, SEEDUC/RJ) (coord.), Ana Maria Abrahão (UNIRIO) e Luzia da Costa Tonon Martarelli (UNIRIO)

MR2 – Desafios e Perspectivas do Ensino de Matemática na Educação Especial e Inclusiva

Claudia Segadas (Projeto Fundão IM/UFRJ) (coord.), Fábio Bernardo (Projeto Fundão, IBC) e Edson Akira (INES)

MR3 – Currículo

Leticia Rangel  (Projeto Fundão, CAp/UFRJ) (coord.), Lucia Tinoco (Projeto Fundão IM/UFRJ) e Adriano Vargas Freitas (UFF)

Minicursos

Minicurso 1 – Modelo de Barras para Resolução de Problemas – Equipe do Projeto Fundão (IM/UFRJ)

São objetivos deste minicurso apresentar, aplicar e discutir o Modelo de Barras (também conhecido como Método de Singapura) como estratégia para a resolução de problemas apresentados em palavras (“math word problems”) próprios do Ensino Fundamental. Público Alvo: Professores do Ensino Fundamental I e II.

Minicurso 2 – Educação Financeira de acordo com a BNCC – Equipe do Projeto Fundão (IM/UFRJ)

A proposta deste minicurso é discutir os conteúdos e abordagens de Matemática Financeira constantes da nova versão da BNCC, sugerindo problemas práticos e reais para a Educação Básica, envolvendo planilhas e tomada de decisões. Público Alvo: Professores dos Ensinos Fundamental II e Médio.

Minicurso 3 – Abordagem das Estruturas Multiplicativas na Perspectiva da Resolução de Problemas – Equipe do Projeto Fundão (IM/UFRJ)

Este minicurso visa proporcionar, no contexto da resolução de problemas, a discussão das estruturas multiplicativas e auxiliar o professor no desenvolvimento de estratégias de ensino que possibilitem aos alunos a compreensão das ideias das situações-problema e a relação dessas ideias com as operações de multiplicação e divisão. Público Alvo: Professores do Ensino Fundamental I

Minicurso 4 – Ensino de Matemática para Alunos Surdos e com Deficiência Visual: Recursos e Adaptações – Equipe do Projeto Fundão (IM/UFRJ)

Iremos apresentar neste minicurso atividades envolvendo ensino de área, perímetro, combinatória e funções, mostrando ao professor adaptações e recursos utilizados com alunos surdos ou com deficiência visual. Público Alvo: Professores dos Ensinos Fundamental e Médio.

Minicurso 5 – Há muitos Assuntos para Ensinar. O que de Fato é Importante?  – Equipe do Projeto Fundão (IM/UFRJ)

Nos programas de matemática de 6º ao 9º ano do EF há muitos assuntos a ensinar em pouco tempo. O que é essencial? Haverá discussão sobre a importância de ensinar certos tópicos e as razões dessa importância. Exploração de atividades envolvendo assuntos considerados importantes em pesquisa  realizada. Público Alvo: Professores do Ensino Fundamental II.

Minicurso 6 – Geometria Espacial: Explorando Representações 2D de Objetos 3D via Materiais Concretos e Digitatais – Humberto Bortolossi (IME/UFF)

Este minicurso tem objetivo levar o participante a compreender como representações 2D de objetos 3D obtidas por projeções em perspectiva e paralelas fornecem modelos matemáticos que auxiliam na compreensão de como vemos, comunicamos e interagimos com o mundo. As atividades são do projeto “Livro Aberto de Matemática”. Público Alvo: Professores dos Ensinos Fundamental II e Médio.

Minicurso 7 – Probabilidade no Ensino Médio – Flávia Landim e Nei Rocha (IM/UFRJ)

Neste minicurso serão trabalhadas as atividades propostas no capítulo de probabilidade do projeto Livro Aberto de Matemática para o Ensino Médio. As atividades abordarão as noções de probabilidade sob os pontos de vista clássico, frequentista e subjetivo, as regras básicas da probabilidade e a definição de probabilidade condicional. Público Alvo: Professores do Ensino Médio.

Minicurso 8 – Jogos no Ensino de Matemática – Equipe do Projeto Fundão (IM/UFRJ)

Jogos e brincadeiras desafiadoras, em situações do cotidiano ou não, envolvendo raciocínio lógico, visualização, pensamento geométrico, e conteúdos de operações elementares, geometria e educação financeira, incluindo atividades específicas para ensino inclusivo de matemática. Público Alvo: Professores do Ensino Fundamental I e II

Minicurso 9 –  Objetos de Aprendizagem para uma Abordagem Dinâmica e Interativa de Funçã no Ensino Médio – Wanderley Rezende (IME/UFF)

Apresentaremos objetos de aprendizagem construídos com planilha eletrônica e um software de matemática dinâmica, abordando os seguintes temas: sequências numéricas (progressões aritméticas, progressões aritméticas de segunda ordem e progressões geométricas) e suas representações gráficas; comportamentos variacionais das funções afim, quadrática e exponencial; problemas de otimização em contextos geométricos. Público Alvo: Professores do Ensino Médio.

Minicurso 10 – Imersão no Laboratório Sustentável de Matemática Itinerante – Daniela Mendes Vieira da Silva – (SEEDUC-RJ e Doutoranda do PEMAT IM/UFRJ)

Objetivando trocar experiência e refletir sobre práticas pedagógicas atuais, exploraremos atividades do Laboratório Sustentável de Matemática (LSM), envolvendo: espaço e forma, grandezas e medidas, tratamento da informação e números e operações. Após apresentação dos materiais, os participantes em grupos vivenciarão as atividades, em rodízio, finalizando com reflexão conjunta. Público Alvo: Professores dos Ensinos Fundamental e Médio.

 


Foto da festa de confraternização do Projeto Fundão Matemática.


Foto do Evento sobre a vida e obra da professora emérita Maria Laura Moura Mouzinho Leite Lopes, fundadora do Projeto Fundão. Evento ocorrido no Museu de Astronomia e Ciências Afins. 


 

O Projeto Fundão convida para a mesa redonda sobre a vida e obra da professora emérita Maria Laura Moura Mouzinho Leite Lopes, fundadora do Projeto. O evento ocorrerá no auditório do prédio anexo do MAST (Museu de Astronomia e Ciências Afins), no dia 9 de novembro, às 10:30.

 

 


 

Licenciandos do Projeto Fundão recebem menção honrosa na 8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.

Camila Sajnin e Igor Melo apresentaram o trabalho O Grupo de Tecnologia do Projeto Fundão no Biênio da Matemática, orientada pela professora Leticia Rangel
Juliana Coutinho apresentou o trabalho Explorando a Educação Financeira por Meio de Jogos, orientada pela professora Lilian Nasser
Matheus Nascimento apresentou o trabalho Um Encontro Entre a Matemática e Você, orientado pela professora Lucia Tinoco.

Parabéns a todos, o Projeto Fundão não seria a mesma coisa sem vocês!


 Projeto Fundão esteve presente todos os dias da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFRJ. Agradecemos a presença de todos!

Subcategorias