Live Respira Educação – Modelo de Barras de Singapura e Estatística: propostas para o Ensino Fundamental – 11/08/2020
O Respira Educação – Educação e Cultura convidou o grupo para mostrar toda a trajetória de trabalho e pesquisa, que acontece desde 2016 com a investigação sobre o modelo de Barras e, a partir de 2019, com Estatística e Probabilidade no Ensino Fundamental.
Link: https://youtu.be/v1XK6GehwoA
Oficina na Secretaria Municipal de Educação de Mesquita – RJ – 31/10/2019
Material: CA_Mesquita
20 anos do Programa Dá Licença – UFF/RJ – 05/11/2019
Material: CA_Barras_DáLicença
XIII Encontro Nacional de Educação Matemática – 14/07/2019 à 17/07/2019
Slides: Barras-XIIIENEM-2019
Caderno de atividades: CA-Barras-XIIIENEM-2019
34º Encontro do Projeto Fundão – 14/09/2018
Segue o material para reproduzir os jogos apresentados na oficina
Roteiro – Jogo do Plano Cartesiano
Roteiro – Cinco em Fila
3° Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática – 17/11/2017 e 18/11/2017
Estamos disponibilizando todo o material que foi utilizado no minicurso “A representação Pictórica na Resolução de Problemas: Explorando o Modelo de Barras” aplicado no 3° Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática nos dias 17/11/2017 e 18/11/2017.
Apresentação de Slides:
Apostila Utilizada: OFICINA SIMP_ANPMAT
IV Semana da Matemática do Campus Paracambi (SEMAT/IFRJ) – 09/11/2017
Estamos disponibilizando todo o material que foi utilizado no minicurso “A representação Pictórica na Resolução de Problemas: Explorando o Modelo de Barras” aplicada na IV Semana da Matemática do Campus Paracambi no dia 09/11/2017.
Apresentação de Slides: SEMAT_IFRJ
Apostila Utilizada: Apostila_SEMAT_IFRJ
Atividades Aplicadas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT UFRJ)
O Projeto Fundão realiza permanentemente, há 33 anos, trabalho em conjunto com professores da escola básica e estudantes de licenciatura do IM contribuindo para um ensino de matemática que permita a inclusão de todos, como instrumento de leitura do mundo e transformação social.
Em 2017, o grupo de Tecnologia do Projeto Fundão participou do Festival da Matemática, promovido pela Sociedade Brasileira de Matemática, levando a estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio, familiares e público em geral, atividades com objetivos de proporcionar experiências lúdicas, em forma de desafios ou jogos, que permitem explorar de forma natural os raciocínios aritmético e geométrico.
Para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – A Matemática está em Tudo levamos o prazer de jogar e resolver desafios nos quais os raciocínios lógico e espacial são exigidos em situações envolvendo a movimentação de peças em um tabuleiro, em jogos inspirados no Jogo da Velha e em quebra-cabeças clássicos como o Hora do Rush, que envolvem sentido, direção e posicionamento geométrico segundo condições dadas.
Abaixo segue o roteiro para a reprodução das atividades do Grupo de Tecnologia:
Roteiro – Cinco em Fila
Visitem também os sites dos outros grupos do Projeto Fundão que desenvolveram as outras atividades que estavam no estande na SNCT.
- Formação de Professores dos Anos Iniciais
- Ensino de Matemática para Alunos com Deficiência Visual ou Surdos
- Matemática no Ensino Fundamental
- Transição para o Ensino Superior
X Semana da Licenciatura em Matemática (SELMAT UFRJ) – 25/10/2017
Os licenciandos Camila Sajnin e Igor Melo apresentaram o trabalho “O Grupo de Tecnologia do Projeto Fundão no Biênio da Matemática” na X Semana da Licenciatura em Matemática (SELMAT UFRJ) no dia 25/10/2017. Estamos disponibilizando a apresentação de slides utilizada.
8ª Semana de Integração Acadêmica (SIAC UFRJ) – 25/10/2017
Os licenciandos Camila Sajnin e Igor Melo apresentaram o trabalho “O Grupo de Tecnologia do Projeto Fundão no Biênio da Matemática” na 8ª Semana de Integração Acadêmica (SIAC UFRJ) no dia 25/10/2017 e receberam Menção Honrosa pela qualidade do trabalho apresentado.
Este trabalho pretende apresentar as ações desenvolvidas pelo Grupo de Tecnologia do Projeto Fundão Matemática para a participação nos eventos A VIII Bienal de Matemática e o Festival da Matemática, contribuindo para a divulgação do Biênio da Matemática. E divulgar a pesquisa realizada pelo Grupo de Tecnologia. Estamos disponibilizando a apresentação de slides utilizada.
I Jornada de Educação Matemática E. M. Francis Hime – 30/08/2017
Estamos disponibilizando todo o material que foi utilizado na oficina “A representação Pictórica na Resolução de Problemas: Explorando o Modelo de Barras” aplicada na I Jornada de Educação Matemática E. M. Francis Hime em 30/08/2017.
Apostila utilizada: apostila_FrancisHime
Apresentação de slides: Slides_I Jornada de Educação Matemática
Atividades Aplicadas no Festival da Matemática
Para a oficina “Jogos e Brincadeiras” o Grupo de Tecnologia confeccionou 4 atividades lúdicas que permitem explorar os raciocínios aritmético e geométrico.
- Jogos tipo quebra-cabeça que envolvem a movimentação de peças em um tabuleiro segundo condições dadas, inspirados em puzzles clássicos como o Hora do Rush;
- Desafio aritmético inspirado no Jogo dos Jarros;
- Jogo interativo inspirado no Jogo da Velha, que envolve raciocínio lógico e estratégico;
- Jogos tipo quebra-cabeça que envolvem sentido e direção, e posicionamento geométrico segundo condições dadas.
Segue abaixo os roteiros para reproduzir essas atividades:
Roteiro – Jogo do Plano Cartesiano
Bienal da Matemática – 24/04/2017
Estamos disponibilizando todo o material que foi utilizado na oficina “A representação Pictórica na Resolução de Problemas: Explorando o Modelo de Barras” aplicada na Bienal da Matemática em 24/04/2017 na Escola SESC.
Arquivo explicando como acessar o site do programa: Tutorial_Bienal
Problemas utilizados na oficina: Oficina Bienal_Material
Soluções dos problemas: Oficina_ Bienal_ Problemas_Solucoes