Live Respira Educação – Modelo de Barras de Singapura e Estatística: propostas para o Ensino Fundamental – 11/08/2020

O Respira Educação – Educação e Cultura convidou o grupo para mostrar toda a trajetória de trabalho e pesquisa, que acontece desde 2016 com a investigação sobre o modelo de Barras e, a partir de 2019, com Estatística e Probabilidade no Ensino Fundamental.

Link: https://youtu.be/v1XK6GehwoA


Oficina na Secretaria Municipal de Educação de Mesquita – RJ – 31/10/2019

Editar imagem

Material: CA_Mesquita

 IGOR MELO SEM CATEGORIA


20 anos do Programa Dá Licença – UFF/RJ – 05/11/2019

Material: CA_Barras_DáLicença


XIII Encontro Nacional de Educação Matemática – 14/07/2019 à 17/07/2019

Slides: Barras-XIIIENEM-2019

Caderno de atividades: CA-Barras-XIIIENEM-2019

 PFUNDAOTEC SEM CATEGORIA


34º Encontro do Projeto Fundão – 14/09/2018

Segue o material para reproduzir os jogos apresentados na oficina

Roteiro – Jogo do Plano Cartesiano

Roteiro – Desafio dos Copos

Roteiro – Cinco em Fila

 PFUNDAOTEC SEM CATEGORIA


3° Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática – 17/11/2017 e 18/11/2017

Estamos disponibilizando todo o material que foi utilizado no minicurso “A representação Pictórica na Resolução de Problemas: Explorando o Modelo de Barras” aplicado no 3° Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática nos dias 17/11/2017 e 18/11/2017.

Apresentação de Slides:

Apostila Utilizada: OFICINA SIMP_ANPMAT

 PFUNDAOTEC SEM CATEGORIA


IV Semana da Matemática do Campus Paracambi (SEMAT/IFRJ) – 09/11/2017

Estamos disponibilizando todo o material que foi utilizado no minicurso “A representação Pictórica na Resolução de Problemas: Explorando o Modelo de Barras” aplicada na IV Semana da Matemática do Campus Paracambi no dia 09/11/2017.

Apresentação de Slides: SEMAT_IFRJ

Apostila Utilizada: Apostila_SEMAT_IFRJ

 PFUNDAOTEC SEM CATEGORIA


Atividades Aplicadas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT UFRJ)

O Projeto Fundão realiza permanentemente, há 33 anos, trabalho em conjunto com professores da escola básica e estudantes de licenciatura do IM contribuindo para um ensino de matemática que permita a inclusão de todos, como instrumento de leitura do mundo e transformação social.

Em 2017, o grupo de Tecnologia do Projeto Fundão participou do Festival da Matemática, promovido pela Sociedade Brasileira de Matemática, levando a estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio, familiares e público em geral, atividades com objetivos de proporcionar experiências lúdicas, em forma de desafios ou jogos, que permitem explorar de forma natural os raciocínios aritmético e geométrico.

Para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia –  A Matemática está em Tudo levamos o prazer de jogar e resolver desafios nos quais os raciocínios lógico e espacial são exigidos em situações envolvendo a movimentação de peças em um tabuleiro, em jogos inspirados no Jogo da Velha e em quebra-cabeças clássicos como o Hora do Rush, que envolvem sentido, direção e posicionamento geométrico segundo condições dadas.

Abaixo segue o roteiro para a reprodução das atividades do Grupo de Tecnologia:

Roteiro – Hora do Rush

Roteiro – Cinco em Fila

Visitem também os sites dos outros grupos do Projeto Fundão que desenvolveram as outras atividades que estavam no estande na SNCT.

 PFUNDAOTEC SEM CATEGORIA


X Semana da Licenciatura em Matemática (SELMAT UFRJ) – 25/10/2017

Os licenciandos Camila Sajnin e Igor Melo apresentaram o trabalho “O Grupo de Tecnologia do Projeto Fundão no Biênio da Matemática” na X Semana da Licenciatura em Matemática (SELMAT UFRJ) no dia 25/10/2017. Estamos disponibilizando a apresentação de slides utilizada.

SeminarioXSELMAT

 PFUNDAOTEC SEM CATEGORIA


8ª Semana de Integração Acadêmica (SIAC UFRJ) – 25/10/2017

Os licenciandos Camila Sajnin e Igor Melo apresentaram o trabalho “O Grupo de Tecnologia do Projeto Fundão no Biênio da Matemática” na 8ª Semana de Integração Acadêmica (SIAC UFRJ) no dia 25/10/2017 e receberam Menção Honrosa pela qualidade do trabalho apresentado.

Este trabalho pretende apresentar as ações desenvolvidas pelo Grupo de Tecnologia do Projeto Fundão Matemática para a participação nos eventos A VIII Bienal de Matemática e o Festival da Matemática, contribuindo para a divulgação do Biênio da Matemática. E divulgar a pesquisa realizada pelo Grupo de Tecnologia. Estamos disponibilizando a apresentação de slides utilizada.

Seminario8SIAC

 PFUNDAOTEC SEM CATEGORIA


I Jornada de Educação Matemática E. M. Francis Hime – 30/08/2017

Estamos disponibilizando todo o material que foi utilizado na oficina “A representação Pictórica na Resolução de Problemas: Explorando o Modelo de Barras” aplicada na I Jornada de Educação Matemática E. M. Francis Hime em 30/08/2017.

Apostila utilizada: apostila_FrancisHime

Apresentação de slides: Slides_I Jornada de Educação Matemática

 PFUNDAOTEC SEM CATEGORIA


Atividades Aplicadas no Festival da Matemática

Para a oficina “Jogos e Brincadeiras” o Grupo de Tecnologia confeccionou 4 atividades lúdicas que permitem explorar os raciocínios aritmético e  geométrico.

  • Jogos tipo quebra-cabeça que envolvem a movimentação de peças em um tabuleiro segundo condições dadas, inspirados em puzzles clássicos como o Hora do Rush;
  • Desafio aritmético inspirado no Jogo dos Jarros;
  • Jogo interativo inspirado no Jogo da  Velha, que envolve raciocínio lógico e estratégico;
  • Jogos tipo quebra-cabeça que envolvem sentido e direção, e posicionamento geométrico segundo condições dadas.

Segue abaixo os roteiros para reproduzir essas atividades:

Roteiro – Hora do Rush

Roteiro – Jogo do Plano Cartesiano

Roteiro – Jogo dos Copos

 PFUNDAOTEC SEM CATEGORIA


Bienal da Matemática – 24/04/2017

Estamos disponibilizando todo o material que foi utilizado na oficina “A representação Pictórica na Resolução de Problemas: Explorando o Modelo de Barras” aplicada na Bienal da Matemática em 24/04/2017 na Escola SESC.

Arquivo explicando como acessar o site do programa: Tutorial_Bienal

Problemas utilizados na oficina: Oficina Bienal_Material

Soluções dos problemas: Oficina_ Bienal_ Problemas_Solucoes