As solicitações de orçamento poderão ser feitas preenchendo o formulário abaixo:
ESTAMOS ENFRENTANDO PROBLEMAS TÉCNICOS, SE NÃO CONSEGUIR ENVIAR O FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE COMPRA, POR FAVOR ENTRAR EM CONTATO ATRAVÉS DO EMAIL: pfundao@im.ufrj.br ENVIANDO SEU NOME, CEP E LIVROS DESEJADOS.
LIVROS PUBLICADOS PELO PROJETO FUNDÃO:
“Álgebra: Pensar, Calcular, Comunicar,..”
21 x 29,7cm – 108 páginas
Tinoco, L. ; Rego, A. ; Portela, G. ; Silva, M. ; Souza, M. ; Salgado, M. ; Costa, A. ; Statzner, J. ; Motta, K. ; Silva, L. ; Rangel, L. ; Maia, T. ; Mendes, C. ; Waltz, K.
112 páginas
ESGOTADO
Atividades explorando os papéis da Álgebra na Escola Básica e suas possíveis abordagens, para propiciar uma aprendizagem significativa do assunto e a construção do sentido do símbolo pelos estudantes.
“ÁREA E PERÍMETRO: práticas acessíveis a alunos surdos e alunos com deficiência visual“
Segadas, C. ; Lima, C. ; Dantas, O. ; Bernardo, F. ; Moreira, J. ; Barbosa, P. ; Borges, P. ; Madalena, S. ; Garcez, W.
131 páginas
Apenas disponível digitalmente
“Argumentação e Provas no Ensino da Matemática”
Nasser, L. ; Tinoco, L. ; Silva, M. ; Benevides, A. ; Oliveira, A. ; Goulart, C. ; Vasallo, J. ; Ribeiro, J. ; Pereira, J. ; Soares, M. ; Salgado, M.
16 x 23cm – 109 páginas
Preço: R$ 20,00
Sugestões de formas para desenvolver a habilidade de justificar, argumentar e demonstrar em Matemática, envolvendo aritmética, álgebra e geometria.
“Atividades de contagem com adaptações para alunos surdos e alunos com deficiência visual”
Segadas, C. ; Bernardo, F. ; Moreira, J. ; Barbosa, P. ; Cardoso, R. ; Garcez, W.
16 x 23cm – 86 páginas
Preço: R$ 25,00
“Atividades Matemáticas para deficientes visuais”
Segadas, C. ; Rocha, D. ; Oliveira, H. ; Barbosa, P.
20,4 x 29 cm – 68 Páginas
Preço: R$ 25,00
“Avaliação de Aprendizagem e Raciocínio em Matemática: Métodos Alternativos”
Santos, V. ; Salgado , M. ; Aquino, R. ; Ferreira, V. ; Barros, A. ; Mira, E.
21 x 29,7cm – 224 páginas
Preço: R$ 40,00
Bases para a construção do raciocínio matemático e propostas alternativas de avaliação para alunos das cinco primeiras séries do Ensino Fundamental.
“Construindo o Conceito de Função”
Tinoco, L. ; Carpinteiro, M. ; Portela, G. ; Silva, M. ; Vassalo, J. ; Ribeiro, J. ; Stumpf, A. ; Maciel, C. ; Oioshi, C. ; Azevedo, I. ; Neves, I. ; Ribeiro, L. ; Kropf, M. ; Damico, M. ; Soares, M. ; Mendes, M. ; Agnello, P. ; Bonfim, P. ; Nunes, W.
21 x 29,7cm – 64 páginas
Preço: R$ 20,00
As ideias básicas para a construção do conceito de função em situações do dia a dia, a análise e interpretação de gráficos, e relação entre os gráficos cartesianos e as demais formas de representação de uma função.
“Curso Básico de Geometria – Enfoque Didático – Módulo I – Formação de Conceitos Geométricos”
21 x 29,7cm – 125 páginas
Preço: R$ 25,00
Noções sobre o ensino-aprendizagem em geometria, incluindo aspectos da Teoria de Van Hiele, conceitos básicos da Geometria Euclidiana.
“Curso Básico de Geometria – Enfoque Didático – Módulo II -Visão Dinâmica da Congruência de Figuras”
21 x 29,7cm – 88 páginas
Preço: R$ 25,00
A congruência a partir das isometrias; aplicações em demonstrações de propriedades antes verificadas experimentalmente.
“Curso Básico de Geometria – Enfoque Didático – Módulo III – Visão Dinâmica da Semelhança de Figuras”
21 x 29,7cm – 92 páginas
ESGOTADO
A semelhança a partir da homotetia; aplicações e demonstrações envolvendo triângulos, quadriláteros, e círculos.
“Equações: Ler, Resolver, Utilizar…”
14 x 22cm – 58 páginas
Preço: R$ 20,00
Proposta de ensino de equações do 1º grau, com compreensão, a partir de situações-problema, valorizando a leitura e a escrita das mesmas.
“Fazer Matemática em sala de aula usando diversos recursos“
Tinoco, L. ; Ferreira, F. ; Portela, G. ; Statzner J. ; Santos J.; Silva M. ; Santos M.; Lira R.; Novaes R. ; França R.
103 páginas
Apenas disponível digitalmente
“Geometria Euclidiana por Meio da Resolução de Problemas”
17,5 x 24cm – 176 páginas
Preço: R$ 30,00
Proposta Visão ampla da geometria euclidiana da escola básica, numa perspectiva de início do ensino superior, com ênfase em aspectos dedutivos e de visualização.
“Geometria Euclidiana: Resolução dos Problemas”
17,5 x 24cm – 146 páginas
ESGOTADO
Resoluções comentadas dos problemas propostos no Livro de Geometria Euclidiana por Meio da Resolução de Problemas (não tem utilidade sozinho, pois este livro contém apenas as resoluções comentadas do livro azul).
“Geometria na Era da Imagem e do Movimento”
16 x 23cm – 157 páginas
Preço: R$ 20,00
Introdução à geometria para o ensino fundamental, das primeiras séries ao nono ano, partindo da exploração do espaço ambiente e do estudo dos sólidos, e incluindo áreas e perímetros.
“Geometria segundo a Teoria de Van Hiele”
21 x 29,7cm – 101 páginas
Preço: R$ 25,00
Fundamentos da Teoria de Van Hiele para o pensamento geométrico, as isometrias e a homotetia, a congruência e a semelhança de figuras.
“Grafos: jogos e desafios”
21 x 29,7cm – 48 páginas
ESGOTADO
Oferece exemplos de aplicações da Teoria dos Grafos em problemas de várias disciplinas, ou do cotidiano, apresentados como jogos e desafios.
“Histórias para Introduzir Noções de Combinatória e Probabilidade”
21 x 29,7cm – 77 páginas
Preço: R$ 25,00
Oferece Introdução dos conceitos básicos de Combinatória e Probabilidade a partir de textos simples, integrando Matemática e Língua materna.
“Matemática Financeira para a Escola Básica: Uma abordagem prática e visual”
21 x 29,7 cm – 107 páginas
Preço: R$ 35,00
Apresenta uma proposta prática e visual, usando a taxa de porcentagem como fator, na forma decimal, e o eixo das setas para permitir a visualização da variação do dinheiro no tempo. (Gabarito do Livro)
“Números: Linguagem Universal”
16 x 23 cm – 88 páginas
Preço: R$ 20,00
Frações, números inteiros e racionais relativos e números decimais.
“Projeto Fundão 30 anos“
Comissão Organizadora da Comemoração dos 30 Anos do Projeto Fundão:
Segadas, C; Marinho, F; Oliveira, J; Nasser, L; Tinoco, L; Leal, M; Pereira, P.
21 x 21 cm – 32 páginas
Disponível digitalmente e fisicamente
“Razões e Proporções”
16 x 23 cm – 137 páginas
Preço: R$ 20,00
Atividades envolvendo o conceito de proporcionalidade direta e inversa, em contextos numérico, da geometria e do dia a dia, integrando as noções de razão e proporção e suas propriedades.
“Tratamento da Informação – Atividades para o Ensino Básico”
21 x 29,7cm – 58 páginas
ESGOTADO
Exploração de situações do cotidiano dos alunos, aplicando noções de estatística e probabilidade em coleta, organização e análise de dados.
“Tratamento da Informação – Explorando dados Estatísticos e Noções de Probabilidade a Partir das Séries Iniciais”
21 x 29,7 cm – 50 páginas
Preço: R$ 20,00
Atividades lúdicas e da vida infantil para introduzir noções básicas de estatística e de chance, envolvendo conteúdos dos anos iniciais.
“Visualizando Figuras Espaciais”
16 x 23 cm – 47 páginas
ESGOTADO
Atividades envolvendo a visualização das figuras espaciais representadas no plano.