O Grupo de Estatística e Probabilidade do Projeto Fundão volta-se para o ensino do tema na Educação Básica e na formação de professores. No cenário mundial, o reconhecimento da importância da Estatística na sociedade contemporânea aponta a relevância do desenvolvimento do pensamento estatístico nos diversos níveis de educação. O Brasil vem refletindo esse entendimento em sua política educacional. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz uma mudança de perspectiva no tratamento dado ao tema, que, no documento de caráter normativo, inclui Probabilidade e Estatística como uma das cinco unidades temáticas de Matemática.

Diante deste cenário, o trabalho investigativo do grupo tem como foco a introdução do tema no Ensino Fundamental. Os principais objetivos são:

(I) realizar uma discussão crítica sobre os objetos do conhecimento da unidade temática Probabilidade e Estatística no Ensino Fundamental tendo como referência a formação do professor e o ensino do tema na Educação Básica;

(II) elaborar propostas de atividades interdisciplinares que envolvam de forma integrada habilidades de Probabilidade e Estatística apresentadas na BNCC;

(III) estimular o efetivo letramento estatístico.

O Grupo existe desde 2016 e, até 2018, os estudos estavam focados na investigação do Potencial do uso do Modelo de Barras na Resolução de Problemas. Porém no inicio do ano letivo de 2019, devido a demanda dos professores do grupo e do cenário de implementação da BNCC, decidiu-se investigar, estudar e pesquisar, de modo concomitante, o ensino de Estatística e Probabilidade no Ensino Fundamental.