Professora Emérita Maria Laura Mouzinho Leite Lopes, fundadora do Projeto Fundão

Desde 1982, quando ainda não tinha este nome, a equipe do Setor Matemática do Projeto Fundão realiza atividades de Extensão Universitária na área de formação continuada de professores de Matemática, com grande aceitação em todo país. Tais atividades são integradas a pesquisas na área de Educação Matemática reconhecidas internacionalmente. Sua experiência possibilitou, em 1993, a criação do Curso de Especialização em Ensino de Matemática, em funcionamento desde então no Instituto de Matemática da UFRJ, bem como contribuiu para a formação do Programa de Ensino de Matemática (PEMAT) deste Instituto, criado em 2006. 

Entre suas ações destacam-se os 37 Encontros realizados na UFRJ (34 Encontros do Projeto Fundão, 2 Encontros Comemorativos dos 25 e 30 anos e 1 Encontro do Projeto Fundão com a TV Escola), os programas de atualização de professores de Matemática em parceria com diversos sistemas de ensino e a participação em eventos para essa clientela. O nível de procura pelos livros publicados pela equipe, que apresentam resultados do trabalho permanente, em caráter colaborativo, dos seus grupos temáticos, e as ações de formação e apoio a professores vêm caracterizando o Projeto como importante espaço de formação continuada de professores em Matemática.

Atualmente o Projeto Fundão, coordenado pela Professora Claudia Segadas Vianna, é composto de seis coordenadoras – 4 do IM/UFRJ, 1 da Educação Básica, externo à UFRJ e 1 do Colégio de Aplicação/UFRJ -,  39 professores multiplicadores – do Ensino Superior e da Escola Básica, externos e internos à UFRJ – e 13 alunos de graduação do Instituto de Matemática (estagiários), 5 destes, com bolsas da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ.

O portal do Projeto constitui importante meio de integração da equipe e divulgação de suas iniciativas, que, há 37 anos, vêm sendo inspiradas pela fundadora do Projeto, a Professora emérita Maria Laura Mouzinho Leite Lopes.