2022
Artigo:
BACCAR, M. H.; NOVAES, A. M.; RANGEL, L.; LANDIM, F. M. P. F.; LEAL, V. M.;
REIS, V. P. DA C.; OLIVEIRA, R. M. A. DE. Uma Reflexão sobre o Letramento
Estatístico e as Diretrizes Curriculares no Brasil para os Anos do Ensino
Fundamental. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202222,
21 dez. 2022.
https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/15717
Trabalhos apresentados em congressos:
- XIV Encontro Nacional de Educação Matemática (XIV ENEM) da SBEM:
“Orientações Curriculares e Letramento Estatístico: uma leitura combinada da
BNCC e do GAISE”, Rangel, L; Landim, F. M. P. F, Novaes, A., Baccar, M. H.; Leal,
V. M. Julho de 2022. Sociedade Brasileira de Educação Matemática.
www.even3.com.br/Anais/xivenem2022/484084-ORIENTACOES-CURRICULARES-
E-LETRAMENTO-ESTATISTICO–UMA-LEITURA-COMBINADA-DA-BNCC-E-DO-
GAISE - XIV Encontro Nacional de Educação Matemática (XIV ENEM) da SBE:
“Estatística e Probabilidade no Ensino Fundamental: a Experiência de uma
Abordagem Integrada.”, Oliveira, R. M; Reis, V. P., Novaes, A.; Rangel, L; Landim,
F. M. P. F; Santos, M. A. Julho de 2022. Sociedade Brasileira de Educação
Matemática.
www.even3.com.br/Anais/xivenem2022/483742-ESTATISTICA-E-
PROBABILIDADE-NO-ENSINO-FUNDAMENTAL–A-EXPERIENCIA-DE-UMA-
ABORDAGEM-INTEGRADA - 11o. ICOTS: International Conference on Teaching Statistics: “Statistical
Literacy and curriculum guidelines in Brazil for the early years of elementar school: a
reflection. Baccar, M.H. (apresentadora); Landim. F. M. P. F; Rangel. L., Leal, V.
Oliveira, R.; Novaes, A. e Reis, V. – Rosário – Argentina – Setembro 2022 – IASE/ ISI
https://iase-
web.org/icots/11/proceedings/pdfs/ICOTS11_505_MONTEIRONOME.pdf?1669865
564
Outras participações em congressos no modo oficina ou minicursos: - “Investigação estatística no Ensino Fundamental: Uso de Planilhas
Eletrônicas” – Baccar, Maria Helena, Landim, Flávia , Leal, Vanessa , Novaes, André
, Rangel, Letícia. V Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática/
ANPMat/ Novembro de 2022 / Santa Maria – RS – ANPMAt - Oficina no IX CIBEM (Congresso Iberoamericano de Educação
Matemática) O uso de planilhas eletrônicas no ensino de estatística (The use of
electronic worksheets in statistics teaching, El uso de hojas de cálculo electrónicas
en la enseñanza de estadística). Novaes, A., Landim, F. M. P. F, Rangel, L. e
Baccar , M.H. (5 a 9 /12/2022) – SBEM e PUC-SP - Programa de Aperfeiçoamento do Professor de Matemática do Ensino
Médio (PAPMEM/IMPA) tendo apresentado a aula “Probabilidade – simulações” em
janeiro de 2022. - Programa de Aperfeiçoamento do Professor de Matemática do Ensino
Médio (PAPMEM/IMPA) tendo apresentado a aula “Reta de mínimos quadrados:
uma comparação entre a solução matemática e a solução estatística” em julho de
2022.
https://www.youtube.com/watch?v=HT6LQiPvZyQ
Apresentações avulsas a convite: - Palestra convidada online: “BNCC e Letramento Estatístico no Ensino
Fundamental”. Palestra para professores de Matemática no Grupo de Pesquisa,
Extensão e Formação (GEPEF) da SME de Mesquita em 31 de março de 2022. - Mesa Redonda no Festival da Matemática (IMPA/2022) “Ciência de
Dados: o que é e como está presente em nosso dia a dia.” – 1 de outubro 2022.
Apresentações avulsas a convite:
- Palestra convidada online: “BNCC e Letramento Estatístico no Ensino
Fundamental”. Palestra para professores de Matemática no Grupo de Pesquisa,
Extensão e Formação (GEPEF) da SME de Mesquita em 31 de março de 2022. - Mesa Redonda no Festival da Matemática (IMPA/2022) “Ciência de
Dados: o que é e como está presente em nosso dia a dia.” – 1 de outubro 2022.
2023
Artigo:
BACCAR, Maria Helena, NOVAES, A, RANGEL, L., LANDIM, F., LEAL, V.,
MEDINA, R e REIS, V., Uma Reflexão sobre o Letramento Estatístico e as
Diretrizes Curriculares no Brasil para os Anos do Ensino Fundamental. Revista
Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202222-e202222, 2022. (Dossiê
Temático – Educação Estatística brasileira na 11th ICOTS)
https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/15717
Seminários e participações em congressos
1) III EMECD,com a apresentação da palestra de divulgação: IM-CCMN-
UFRJ junho de 2023 (comprovante em anexo)
2) IX SHIAM com a apresentação da comunicação: “Memória e música:
Promovendo uma investigação estatística em sala de aula”, julho de 2023,
UNICAMP- SBEM (comprovante em anexo)
Minicursos/aulas
1) IX SHIAM: “Potencializando a investigação estatística por meio de planilhas
eletrônicas no Ensino Fundamental”, ”, julho de 2023, UNICAMP- SBEM
(comprovante em anexo)
2) VI Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática com o
minicurso “Explrando Planilhas Eletrônicas a partir do Processo de Resolução
de Problemas de Investigação Estatística” – UNIRIO – ANPMAT / setembro de
2023 (comprovante em anexo)
3) Encontro Comemorativo de 40 anos do Projeto Fundão: “ Potencializando a
investigação estatística por meio de planilhas eletrônicas” – IM/UFRJ – 27 de
outubro de 2023 (comprovante em anexo)
4) Programa de Aperfeiçoamento do Professor de Matemática do Ensino
Médio (PAPMEM), IMPA, com a aula “Como construir um problema de
investigação em estatística? ”
(https://www.youtube.com/watch?v=bSDBphOlqEk) jan/2023 (4 horas)
Apresentação na SIAC 2023: Júlia Pixinine e Margareth Apostolo dos Santos – “Investigando o Ensino de Estatística na Educação Básica” – SIAC-UFRJ-2023.
Orientação de TCC Licenciatura em Matemática:
1. Mariana Zidan – Problemas de Investigação Estatística com Dados sobre
Esportes: Uma Proposta para o Ensino Médio. Licenciatura em Matemática –07/12/2023
2. Vitor Hugo Cunha de Assis – A contribuição de livros didáticos de
matemática de oitavo ano do Ensino Fundamental para a formação de
cidadãos estatisticamente letrados: uma investigação. Licenciatura em Matemática – 07/12/2023
2024
Artigo: Rangel, L., Landim, F. M. P. F., Novaes, A. M., & Baccar, M. H. M. M.
(2024). Letramento estatístico segundo o GAISE e a BNCC: paridades e
contrastes. Ensino Em Re-Vista, 31(Contínua), 1–25. https://doi.org/10.14393/ER-
v31e2024-08
Atas de congressos:
- LANDIM, Flávia Maria Pinto Ferreira et al.. MEMÓRIA E MÚSICA:
PROMOVENDO UMA INVESTIGAÇÃO ESTATÍSTICA EM SALA DE AULA.. In: .
Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ixshiam/637333-MEMORIA-E-
MUSICA–PROMOVENDO-UMA-INVESTIGACAO-ESTATISTICA-EM-SALA-DE-
AULA. - BACCAR, Maria Helena Monteiro Mendes, LANDIM, Flávia et al..POTENCIALIZANDO A INVESTIGAÇÃO ESTATÍSTICA NO ENSINOFUNDAMENTAL POR MEIO DE PLANILHAS ELETRÔNICAS.. In: . Disponível em:https//www.even3.com.br/anais/ixshiam/645654-POTENCIALIZANDO-A-INVESTIGACAO-ESTATISTICA-NO-ENSINO-FUNDAMENTAL-POR-MEIO-DE-PLANILHAS-ELETRONICAS.
- Baccar, M. H. M. M., Landim, F. M. . P. F. ., & Rangel, L. . G. . (2024). Livrosdidáticos e BNCC: uma análise crítica sobre possibilidades para o LetramentoEstatístico no sexto ano escolar. Seminário Internacional De Pesquisa EmEducação Matemática, 1-16. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/359.
Seminários e apresentações em congressos:
- Seminário em Educação Estatística do IME/USP em 15 de março de 2024: “Letramento estatístico segundo o GAISE e a BNCC: paridades e contrastes”.
- BNCC E ENSINO DE ESTATÍSTICA: UMA ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICOde autoria de Flavia Maria Pinto Ferreira Landim, Leticia Rangel, Maria HelenaM. M. Baccar, no 7º Simpósio Nacional da Formação do Professor deMatemática realizado pela Associação Nacional dos Professores deMatemática na Educação Básica – ANPMat e Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas – SP, de 26 a 29 de setembro de 2024.
Minicursos:
- Participação no IConLicença da UFF em Educação Matemática com uma Roda de
Conversa sobre Ensino de Estatística em Sala de Aula da Educação Básica (4h). - Participação no IX EEMAT – SBEM-RJ realizado na FEBF/UERJ com aoficina “Letramento estatístico a partir do Processo de Resolução de problemas de Investigação Estatística: a proposta do Projeto Fundão” (4h).
- Programa de Aperfeiçoamento do Professor de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM), IMPA, com a aula “Análise Descritiva de uma variável quantitativa!” (https://www.youtube.com/watch?v=MGEbvjV79H0) julho/2024.
Apresentação na SIAC-2024
Mariana Loureiro e Pedro Henrique Souza dos Santos – “Atividade de sequência didática: Memória e Música” em novembro de 2024.
Orientação de TCC Licenciatura em Matemática
Aluna Bruna Fernandes Melo (Licenciatura em Matemática) – “Promovendo o
letramento estatístico na Educação Básica: Uma proposta didática integrada às
normas da BNCC e orientações do GAISE.”