BERNARDO, F. G.; VIANNA, C. S. ; GARCEZ, W. R. ; SARAIVA, J. G. V. Atividades e Recursos Acessíveis para o Desenvolvimento das noções de Área e Perímetro em turmas com a presença de estudantes com Deficiência Visual. In: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. Edição Virtual, Julho de 2022.


SANTOS, R. C.; SILVA, A. S. Apresentação de uma atividade que pode auxiliar na introdução dos conceitos de área e perímetro para alunos com deficiência visual e alunos surdos. In: X Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, 2022, Online. X Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, 2022. Em Prelo.


SILVA, A. A. E. ; LOPES, V. L. S. ; LIMA, C. . ESTRATÉGIAS E PERSPECTIVAS DE MONITORES DE ENSINO DE UM ALUNO SURDO – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: VIII Pernambucano de Educação Matemática, 2022. Anais do VIII EPEM, 2022


LIMA, C.; SANTOS, R. C. ; GARCEZ, W. R. . ATIVIDADE INTRODUTÓRIA DE ÁREA E PERÍMETRO COM MATERIAL ACESSÍVEL A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E ALUNOS SURDOS. In: VIII Encontro de Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro – EEMAT, 2021, Rio de Janeiro. anais do evento, 2021


SIQUEIRA, D. S. ; PINTO, G. M. F. ; SILVA, J. A. ; SANTOS, R. C. . Inclusão e Mediação: algumas vivências e reflexões no âmbito do ensino de matemática. In: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, 2022, Online. Anais do XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, 2022.


SEGADAS, C. ; LIMA, C. ; SANTOS, R. C. ; GARCEZ, W. R. . Formação virtual de professores que ensinam matemática: uma experiência com os conteúdos de área e perímetro. In: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, 2022, Online. Anais do XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, 2022.


LIMA, C.; SEGADAS, C. . A formação do professor de matemática inclusivo. In: II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2020, Vitória da Conquista-BA. Anais do II ENEMI, 2020.

(Link ainda não disponibilizado)


BORGES, P. P.; MADALENA, S. P. . Noções de Área e Perímetro para aprendizes surdos: proposta de trabalho na perspectiva de letramentos. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, 2020, Rio de Janeiro. Anais do IX SPEM, 2020. v. 1.


MADALENA, S. P.; LIMA, C.; MOREIRA, J. C. S.; PAULA, V. B. . Numerais em Libras e sua implicação para a aprendizagem de matemática por alunos surdos. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá-MT. Anais do XIII ENEM, 2019.


SEGADAS, C.; GODOI, E. O. S.; GOMES, M. P.; PAULA, V. B. . Trabalhando o Conceito de Área com Alunos Surdos e Alunos com Deficiência Visual por Meio de um Material Acessível. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá-MT. Anais do XIII ENEM, 2019.


MADALENA, S. P.; LIMA, C. . Estudantes surdos e a construção da noção de tempo: estratégias de ensino em contexto bilíngue (Libras/Língua Portuguesa). In: I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2019, Rio de Janeiro. Anais do I ENEMI, 2019.


BORGES, P. P; GODOI, E. O. S. . O Impacto do Projeto Fundão na Formação de Licenciandos para a Educação Matemática Inclusiva. In: I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2019, Rio de Janeiro. Anais do I ENEMI, 2019.


SANTOS, R. C.; SEGADAS, C.; SANTOS, A. C. F. . A adaptação de tabelas e gráficos estatísticos em obras didáticas de Matemática em Braille. In: I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2019, Rio de Janeiro. Anais do I ENEMI, 2019.


SANTOS, R. C. . Tabelas e gráficos estatísticos de livros didáticos de Matemática em Braille dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: II Encontro de Educação Matemática dos anos inicias do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II, 2019, Rio de Janeiro. Anais do ENEMAI, 2019.


BERNARDO, F. G.; GARCEZ, W. R. . As potencialidades do soroban no processo de inclusão: muito além das operações fundamentais. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá-MT. Anais do XIII ENEM, 2019.


BERNARDO, F. G. . As experiências e práticas pedagógicas inclusivas no ensino de matemática para alunos com deficiência visual: dando voz ao professor. In: XXIII Encontro Brasileiro de estudantes de pós-graduação em Educação Matemática, 2019, São Paulo. Anais do XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2019.


BERNARDO, F. G.; VIANNA, C. S. . A trajetória de escolarização de um aluno com deficiência visual em uma escola pública na cidade do Rio de Janeiro. In: I ENEMI – Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2019, Rio de Janeiro. Anais do I ENEMI, 2019.


SILVA, J. A.; SEGADAS, C. . Aluno surdo incluído: o que pensam os professores sobre o seu desempenho matemático e como avaliá-los. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá-MT. Anais do XIII ENEM, 2019. Anais do XIII ENEM, 2019.


SANTOS, R. C.; BERNARDO, F. G.; GARCEZ, W. R. . O ensino de matemática para alunos com deficiência visual: recursos, materiais e metodologias. In: Encontro de Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, 2018, Rio de Janeiro.


BERNARDO, F. G. . O estágio supervisionado de licenciandos da universidade federal do estado do rio de janeiro no Instituto Benjamin Constant: um possível caminho para a formação de professores de matemática na perspectiva inclusiva. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Paraná: SBEM Paraná, 2018. Anais do SBEM, 2018.


BERNARDO, F. G.; RUST, N. M. . A utilização de materiais grafo-táteis para o ensino de ciências e matemática para alunos com deficiência visual. In: VII CBEE – Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2018, São Carlos. Anais do 8º Congresso Brasileiro de Educação Especial. Campinas: Galoá, 2018. v. 3. p. 1-19. Anais do VII CBEE, 2018.


MADALENA, S. P. . Contagem: Estudo com alunos surdos usuários de LIBRAS. In: VII Seminário Internacional em Educação Matemática, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do VII SIPEM, 2018.


MADALENA, S. P.; LIMA, C.; PAULA, V. B. . Estratégias de Ensino do Conjunto dos Naturais e das Operações de Adição e Subtração em LIBRAS. In: VII Encontro de Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, 2018, Rio de Janeiro. Anais do VII EEMAT, 2018.


MOREIRA, J. C. S.; BORGES, P. P.; SEGADAS, C. . Recursos e metodologias no ensino de combinatória para alunos surdo. In: VII Encontro Estadual de Educação Matemática, 2018, Rio de Janeiro. Anais do VII EEMAT, 2018. p. 1-12.


PINTO, G. ; SEGADAS, C. . Interpretação em LIBRAS na aula de matemática: Um desafio para o intérprete educacional de LIBRAS. In: VII Simpósio Internacional de Educação Internacional de Educação Matemática, 2018, Foz do Iguaçú. Anais do VII SIPEM, 2018. p. 1-13.


MADALENA, S. P .; OLIVEIRA, M. V.; DINIZ, H. G. . Conhecimento da numeração em Libras e suas implicações para a aprendizagem da Matemática por crianças surdas. In: I ENEMAI – II Encontro de Educação Matemática nos anos inicias do Ensino Fundamental do Colégio Pedro, 2017, Rio de Janeiro. Anais 2017 I ENEMAI, 2017.


SEGADAS, C.; BERNARDO, F. G.; PEREIRA, F. C.; MOREIRA, J. C.; SANTOS, R. C.; GARCEZ, W. R. Minicurso Resolução de Problemas de Combinatória com Uso de Recursos Didáticos para Alunos com Deficiência Visual e Surdos. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do XII ENEMAI, 2016.


SANTOS, R. C. . O processo de adaptação de tabelas e gráficos estatísticos presentes em livros didáticos de matemática em braille. In: XIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2015, Juiz de Fora, Minas Gerais. Anais do EBRAPEM, 2015.


SEGADAS, C.; BARBOSA, P. M.; PEREIRA, F. C.; SANTOS, R. C. . Minicurso Atividades de Combinatória no Ensino Fundamental para Alunos Deficientes Visuais In: Encontro Estadual de Educação Matemática do Rio de Janeiro, 2014, Rio de Janeiro. Anais do EEMAT, 2014.


SEGADAS, C.; PEREIRA, F. C.; SANTOS, R. C.; SANTOS, T. E. . Atividades de Contagem para Surdos e Deficientes Visuais. In: 11º Congresso de Extensão da UFRJ, 2014, Rio de Janeiro.