Trabalhos elaborado pelo grupo Matemática nos anos iniciais
O ano de 2022 foi bastante produtivo para nós, já que participamos assiduamente de diversos eventos. Segue um resumo de todos os nossos trabalhos elaborados no ano passado.
1 – VIEIRA, E. R.; ABRAHÃO, A. M. C.; SILVA, A. M. G. da; MARQUES, E. O.; MANDARINO, S. P. F.; ARANTES, S. A. da C. Uma metodologia de resolução de problemas aditivos. In: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, 14 ENEM, jul. 2022. Anais…, Edição Virtual.
Link do trabalho: www.even3.com.br/Anais/xivenem2022/479477-UMA-METODOLOGIA-DE-RESOLUCAO-DE-PROBLEMAS-ADITIVOS
2 – VIEIRA, E. R. Letramento Matemático: uso social do conhecimento para leitura do mundo (Palestra) V CEDUMAT em 30/11/2022.
Link do trabalho: https://www.youtube.com/watch?v=7U2Ji1wnywQ
3 – VIEIRA, E. R. Organização e coordenação do II Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais (III EnEMAI) em 05 e 06/11 de 2022.
Link do trabalho: https://www.even3.com.br/iiienemaicpii2021/
4 – VIEIRA, E. R. Jogos e Brincadeiras (Oficina). Festival da Matemática. 29/09/2022 e 01/10/2022. Marina da Glória, Rio de Janeiro/RJ
5 – VIEIRA, E. R.; MANDARINO, S. P. F. Investigar, explorar e refletir: possíveis caminhos para a resolução de problemas. In: X Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, 10 SPEM. Anais… Instituto Federal – Campus Paracambi/RJ, em 26 e 27/11/2022 (no prelo).
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
O grupo Projeto Fundão: Matemática nos Anos iniciais ofereceu atividades lúdicas por meio de jogos e desafios que já haviam sido utilizados no Festival Nacional da Matemática. Tais atividades tinham como foco a exploração de conteúdos pertinentes ao segmento de ensino correspondente, envolvendo situações relacionadas ao cotidiano das crianças. Desafios como “História A”, “História B”, “O que importa é o Tamanho”, “Quadro das Adições” e “Quadro das Multiplicações” exploraram o raciocínio lógico. Foi um dia e tanto para o Projeto Fundão! Dia de diversão, partilha e aprendizado!
Festival Nacional da Matemática
O grupo Projeto Fundão: Matemática nos Anos iniciais ofereceu atividades lúdicas por meio de jogos e desafios. Tais atividades tinham como foco a exploração de conteúdos pertinentes ao segmento de ensino correspondente, envolvendo situações relacionadas ao cotidiano das crianças. O trabalho com adições de parcelas iguais foi apresentado no jogo “Saltitando no Brejo”, e as diversas representações do número racional (fração, porcentagem e número decimal) apareceram no Dominó das Frutas. Desafios como “Existe uma figura plana no meio do caminho”, “História A”, “História B”, “Arrume o Triângulo”, “O que importa é o Tamanho”, “Quadro das Adições” e “Quadro das Multiplicações” exploraram o raciocínio lógico. Foi um dia e tanto para o Projeto Fundão! Dia de diversão, partilha e aprendizado!
Congresso de Extensão UFRJ 2016
Em 2016, os dois estagiários do grupo de Formação de Professores dos anos iniciais, apresentou no Congresso de Extensão da UFRJ o trabalho sobre campo aditivo intitulado “Campo conceitual aditivo: uma abordagem na resolução de problemas”
Esse trabalho ganhou menção honrosa!
Ao lado disponibilizamos a apresentação realizada: Congresso de Extensão 2016
Semana de Matemática da UFF
No dia 21 de outubro de 2016, apresentamos o minicurso intitulado “O Campo Conceitual Aditivo na Perspectiva de Resolução de Problemas: Contribuições para a Prática Docente” na Semana de Matemática da UFF.
Venha participar do ENEMAI!
Sabe o que é o ENEMAI? É o I Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais do Colégio Pedro II! O encontro acontecerá no dia 25 de novembro de 2017 e terá mesas redondas, oficinas, relatos de experiência e sessões de comunicação científica.
Os objetivos do Encontro são:
- Oferecer oportunidades de formação continuada por meio de atividades relacionadas à Educação Matemática com profissionais que realizam pesquisas na área.
- Promover o diálogo entre teoria e prática de modo a provocar a reflexão e, consequentemente, mudanças nas práticas de ensino de Matemática.
- Proporcionar momentos de discussão e reflexão sobre o que, como e quando se ensina e se aprende Matemática nos primeiros anos de escolaridade.
- Favorecer o compartilhamento de concepções, vivências, aprendizados e de conhecimentos relacionados ao ensino e aprendizagem de Matemática entre os professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental.
- Refletir sobre a importância de estudos e discussões de pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática para promover o crescimento conjunto do grupo de professores.
Para fazer sua inscrição, clique aqui!
Para obter mais informações sobre o encontro, clique aqui!
Esperamos vocês lá.
Participação no XII ENEM 2016
Nosso grupo participou do XII ENEM 2016 na Universidade Cruzeiro do Sul em São Paulo que aconteceu nos dias 13 a 16 de julho. Apresentamos o minicurso “Campo conceitual aditivo nos anos iniciais: uma abordagem no contexto de resolução de problemas” que tinha como público alvo professores dos anos iniciais.
Nós nos apoiamos na teoria de Vergnaud para o desenvolvimento das atividades. No primeiro momento houve uma conversa com os professores a respeito dos problemas do campo conceitual aditivo e seus significados: de comparação, composição e transformação. No segundo momento aplicamos uma atividade separando os professores em grupos e entregando a eles problemas que poderiam ser trabalhados em sala de aula com seus alunos. A proposta era que os professores classificassem os problemas e identificasse o que era desconhecido em cada um.
A resposta dos professores foi muito positiva, muitas questões foram levantadas e debatidas e cada problema foi analisado e discutido.
Atividades Aplicadas no Festival da Matemática
Nosso grupo levou 6 atividades direcionadas para os anos iniciais do Ensino Fundamental I. Foram elas:
- Construindo figuras por simetria
- Jogo Batalha dos Números
- Jogo Saltitando no Brejo
- Desafio com Palitos
- Jogo da Testa
- Quantos triângulos há na figura?
O Projeto Fundão está escrevendo um e-book com todas as atividades realizadas no Festival da Matemática e irá disponibilizar online e gratuitamente. Aguardem!!!